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  • Sony vai restaurar serviços da rede de games PlayStation Network no Japão Invasão criminosa trouxe vários prejeuízos à companhia

    segunda-feira

    A Sony disse que vai restaurar por completo todos os serviços de sua rede PlayStation Network no Japão, marcando o retorno global dos serviços da rede de videogames após uma invasão hacker forçar a companhia a tirá-los do ar.

    A Sony disse que os serviços da rede do PlayStation e do Qriocity estarão completamente operacionais em 6 de julho, após o roubo de dados de 77 milhões de contas de usuários e de 11 semanas nas quais o serviço ficou desativado.

    Os serviços foram restaurados apenas parcialmente no Japão, que possui menos de 10% dos usuários da rede.

    Hackers também obtiveram dados de 25 milhões de usuários de um outro sistema, a rede Sony Online Entertainment PC, em uma invasão descoberta em 2 de maio.

    As falhas de segurança forçaram os executivos da Sony a comparecer a uma audiência no Congresso dos Estados Unidos e foram seguidas por uma reorganização na estrutura administrativa da unidade de jogos da Sony.

    A ação da companhia acumula queda de 12% desde 26 de abril, um dia antes de a companhia revelar o primeiro ataque.

    A Sony tirou o serviço de funcionamento no dia 19 de abril, depois que uma invasão de hackers fez com que dados pessoais de milhões de pessoas fossem obtidos ilegalmente.

    A companhia sofreu, entre 16 e 19 de abril, invasões de hackers nas redes PlayStation Network (PSN), Qriocity e Sony Online Entertaiment (SOE), usadas para jogos em rede e para baixar conteúdos como filmes e música, que afetaram 100 milhões de contas.

    Os piratas virtuais tiveram acesso a informações pessoais de usuários da Sony em todo o mundo, como dados de endereço e e-mail. A companhia diz que nenhum dos ataques conseguiu chegar às senhas de cartões de crédito, embora não descarte que os hackers tenham roubado outros dados bancários (como números de cartões, datas de validade ou registros de débito).

    O executivo-chefe da Sony, Howard Stringer, pediu desculpas aos usuários da PlayStation Network e de outros serviços online, quebrando seu silêncio sobre o grande vazamento de dados, duas semanas após o ataque.

    Ainda assim, os diretores da companhia receberam críticas pesadas por demorar em divulgar que os dados pessoais dos clientes foram obtidos por hackers e alertar para possíveis golpes com essas informações.

    A empresa ofereceu aos seus usuários americanos no dia 6 de maio um seguro de cobertura de até R$ 1,6 milhão (US$ 1 milhão) por cliente, caso o roubo de informações sofrido em suas redes de jogos gere perdas econômicas.

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