• Home
  • Posts RSS
  • Comments RSS
  • Edit
  • EUA dizem que ação de hackers é maior que a capacidade de reação do mundo

    sábado

    A sofisticação técnica dos hackers é maior do que a capacidade dos países de reagir a esses ataques, e isso exige uma rápida campanha mundial para combater essa ameaça. A afirmação é da secretária norte-americana de Segurança Doméstica, Janet Napolitano.

    – A maioria dos países nem tem um marco legal que realmente governe o espaço cibernético. É um fenômeno tão novo nesse aspecto que os sistemas jurídicos - tanto domésticos quanto o internacional - não acompanharam o ritmo dos avanços tecnológicos que temos visto. Precisamos acelerar essa reação.

    Vários ataques digitais têm sido registrados nos últimos dias contra alvos importantes como o FMI, a CIA, o Senado dos EUA e vários órgãos do governo brasileiro.

    Napolitano não quis fazer comentários sobre as investigações relacionadas a ataques recentes nos Estados Unidos, mas salientou que é preciso haver mais cooperação internacional.

    – Eu diria que ainda estamos em um estágio nascente. Não há um marco internacional abrangente.

    Ela disse que, “do ponto de vista tecnológico”, a expectativa é que os governos consigam uma solução para esses problemas.

    – No momento, precisa haver algum tipo de marco jurídico internacional para resolver isso, e ele não existe.

    Na semana passada, um alto funcionário do governo chinês negou que haja uma "guerra cibernética" entre China e Estados Unidos.
    Nas últimas semanas, os dois países tiveram atritos por causa das acusações de que diversos ataques teriam sido originados na China - especialmente em tentativas de invadir computadores da empresa norte-americana de defesa Lockheed Martin e contas do Google pertencentes a autoridades dos EUA e a ativistas chineses de direitos humanos.

    Nesta semana, após a onda de ataques a sites de órgãos públicos brasileiros, ocorrida na semana passada, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, diz que o Brasil precisa criminalizar essas ações para coibir esse tipo de prática.

    – O Brasil precisa ter uma tipificação criminal que permita à Polícia Federal e ao Poder Judiciário coibir esse tipo de crime.
    á há projetos no Congresso Nacional que tipificam a ação de hackers como crime, mas a discussão precisa ser aprofundada, segundo Cardozo.

    – Não é um problema fácil de ser atacado. Precisamos melhorar essa legislação, precisamos aprofundar essa discussão com o Congresso Nacional, para que possamos estar aparelhados para enfrentarmos esse problema.

    0 comentários:

    Postar um comentário