• Home
  • Posts RSS
  • Comments RSS
  • Edit
  • Jovens apelam para "games corporais" para melhorar condicionamento físico

    segunda-feira

    Se você é uma pessoa que se considera sedentária ou acusa a falta de tempo para não praticar exercícios físicos, saiba que suas desculpas estão se esgotando. Jogar, ou melhor, brincar com videogames interativos como o Kinect, acessório para o videogame Xbox 360, da Microsoft, em que o corpo do usuário serve de controle, ou o Wii, da Nintendo, pode ser uma saída para manter a disposição. Mas a diversão exige cuidados.


    Fernanda Navarro, de 20 anos, começou a jogar o Xbox Kinect por influência de seu irmão, Daniel Navarro, de 13. Atualmente ela não pratica nenhum tipo de exercício físico.

    - Brinco com o meu irmão todos os fins de semana e já sinto diferença na disposição. No começo senti dores e me cansava muito fácil, mas hoje meu corpo já se acostumou com o ritmo do jogo, mesmo eu não praticando nenhuma outra atividade física. Sim, eu me considero um pouco sedentária.

    Daniel contou que joga praticamente todos os dias e que, como sempre praticou algum esporte, não sentiu tantas dores.

    - Passei em consulta com a minha pediatra e ela me aconselhou a não ultrapassar muito o tempo de jogo. Não senti muitas diferenças porque já estou acostumado a praticar exercícios. Jogo futebol e já joguei handebol , equidô e fiz natação. Aqui em casa virou mania, eu jogo com minha irmã, com meus pais e com amigos meus que vêm brincar.

    De acordo com especialistas, os jogos interativos permitem desenvolver a coordenação motora, agilidade, criatividade, percepção corporal e o equilíbrio. Mas calma, brincar com o videogame pode ser divertido, mas também requer alguns cuidados especiais. Os movimentos são parecidos, mas a primeira recomendação é procurar um médico e pedir acompanhamento.

    Francisco Miguel, fisioterapeuta da Escola de Postura Brasil, diz que todo exercício feito em excesso traz comprometimentos para o corpo.

    - O ser humano tem uma grande capacidade de adaptação a diversas situações, porém os movimentos repetitivos e exagerados são um perigo silencioso para os limites do corpo.

    Ele ressalta que um dos pontos negativos do videogame é a competição.

    - O corpo tem que ter condicionamento físico para suportar tempo, velocidade, coordenação, agilidade, força e outras regularidades físicas solicitadas de forma contínua. É necessário investigar as alterações posturais que o usuário possui, pois alguns movimentos podem trazer comprometimentos na coluna, caso o participante tenha uma hérnia de disco ou uma escoliose [desvio lateral da coluna].

    Jogo causa dor no começo

    Mário Dominowski, de 18 anos, que pratica natação e diz não ser sedentário, contou que joga o videogame Wii aos finais de semana em casa com os amigos e que sente diferença na disposição.

    - Na verdade, é sempre prazeroso jogar um pouco, me sinto mais animado depois de uma boa partida de tênis e mais bem-humorado. Logo que eu ganhei o Wii e comecei a jogar, eu me sentia exausto mais rápido, mas hoje acho que meu corpo já se acostumou com todas as partidas, rounds e tacadas de golf.

    Mas Páblius Staduto Braga, médico do esporte e coordenador do Centro de Referência em Medicina do Exercício e do Esporte do Hospital 9 de Julho, conta que já brincou de boxe no Kinect e diz que, por mais real que pareça, há diferenças.

    - É uma brincadeira interessante, desgastante, você se cansa muito, mas não tem toda aquela pressão contra o adversário. Só precisa tomar cuidado para não adquirir o hábito do movimento ruim. Por exemplo no jogo de tênis, em que não tem o impacto da bola, pode-se acabar criando uma lesão no ombro e no cotovelo.

    Não troque a academia pelo Wii

    E Leonardo Marandino, personal trainer da academia Forum Exere Fitness, explica que o Kinect e o Wii não podem substituir a academia, mas trabalham alguns músculos do corpo e permitem que os usuários queimem uma quantidade até alta de calorias.

    - Eles trabalham alguns músculos do corpo e se consegue obter um gasto calórico, dependendo do jogo, até bem elevado. Podemos ter uma média de 100 Kcal até 400 Kcal por hora de jogatina. O Wii trabalha da mesma forma que o Kinect, só tem o inconveniente dos controles.

    Marandino diz que o ideal é iniciar com um jogo mais “light”, para aquecer o corpo, para depois poder partir para os jogos mais movimentados.

    -Nesses jogos trabalhamos bastante os músculos do ombro, peitoral, bíceps, tríceps, abdome e musculaturas da coxa [anterior e posterior]. Existem alguns jogos também que trabalham muita coordenação motora como os jogos de dança e equilíbrio como os de treinamento de yôga.

    Mas, apesar de os jogos interativos serem bons para o corpo, eles não ajudam a emagrecer, diz Braga.

    - Não tem efeitos de emagrecimento. Para quem tem o Xbox Kinect, o ideal é fazer uma academia em paralelo. Com a academia, a pessoa vai aproveitar muito melhor os exercícios do jogo..

    0 comentários:

    Postar um comentário